top of page
  • Foto do escritorUsina Jr

Os 3 melhores Metais condutores elétricos


Resumidamente, condutividade é a propriedade da matéria de permitir que as cargas elétricas fluam em seu interior. Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente. A unidade usada para condutividade elétrica é S*m/mm² (siemens vezes metros por milímetro quadrado) .

Quando escutamos e falamos sobre condutividade elétrica, é comum pensarmos que o Ouro é o melhor condutor elétrico, principalmente quando associamos que conectores em gerais são foleados ou revestidos a ouro, porém este é um equívoco que cometemos principalmente por não entendermos o real papel do ouro nesta situação. Não entenda mal, o ouro é sim um excelente condutor (3º da lista), mas não é o melhor...



3. Ouro


É um metal de transição brilhante, amarelo, denso, maleável, dúctil (trivalente e univalente) que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro e ao bromo. À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Este metal encontra-se normalmente em estado puro, em forma de pepitas e depósitos aluviais. O ouro puro é demasiadamente mole para ser utilizado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre.


A sua elevada condutividade elétrica e resistência à oxidação têm permitido um amplo uso em eletrodeposição, ou seja, cobrir com uma camada de ouro por meio eletrolítico as superfícies de conexões elétricas, para assegurar uma conexão de baixa resistência elétrica e livre do ataque químico do meio.


Figura 1: Conector revestido com Ouro


2. Cobre


O cobre ocupa a mesma família na tabela periódica que a prata e o ouro. Em termos de estrutura eletrônica, o cobre tem um elétron orbital em cima de uma cheia escudo do elétron (o elétron que faz as ligações), que faz ligações metálicas. O cobre tem um tom avermelhado, alaranjado ou cor acastanhada devido a uma fina camada de manchas (incluindo óxidos). O cobre puro é rosa ou cor de pêssego.


É facilmente trabalhado, sendo que ele tem ambas as propriedades de dúctil e maleável. A facilidade com que pode ser levado a cabo o torna útil para trabalhos elétricos, assim como sua alta condutividade elétrica. O cobre pelo seu valor de mercado e sua disponibilidade é o mais usado para o propósito de condutividade em si.


Figura 2: Vários carretéis com fios de Cobre



1. Prata


Condutividade elétrica 62,5 ×10^6 S/m

A maior parte da prata é um subproduto da mineração de chumbo e está frequentemente associada ao cobre. A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendríticos (em forma de árvore). Quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata brilhante característica e um brilho metálico.


Este metal é estável em ar puro e água, mas recobre-se de uma película de sulfeto de prata quando exposto ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre. Por causa disso e do fato de que ela é muito maleável para ser usada na sua forma pura, a prata é frequentemente ligada a outros metais, ou recebe uma camada de cobertura de ouro.


Figura 3: Fio de liga de prata pura esterlina


*está lista se baseia nos valores tabelados de condutividade de cada material e não em qual é o melhor para aplicação em si*


Precisa de soluções em materiais para o seu negócio ? Entre em contato com a Usina Jr!

 

Referências:

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FUNDIÇÃO

bottom of page