top of page
  • Foto do escritorUsina Jr

FUNDIÇÃO

Um dos processos de fabricação mais utilizados na metalurgia, presente na produção de peças como blocos de motor de automóveis e aviões, pistões, conexões de tubulação etc.


Fundição é o processo de fabricação pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido são vazadas em um molde para a fabricação dos mais variados tipos de peças, o que faz dessa operação o caminho mais curto entre a matéria-prima metálica e as peças acabadas em condições de uso. Entretanto, após a solidificação e resfriamento do material, não é certo que se obtêm as peças com formas e dimensões já em seu estado final. Geralmente, os produtos obtidos ainda podem passar por outros processos, como a usinagem, soldagem e forjamento para conferir as dimensões finas.



Dessa maneira, pode-se dizer que no processo de fundição têm-se, quanto ao metal, apenas as etapas de fusão e solidificação entre a matéria-prima sólida e o produto semiacabado. Já em outros processos clássicos de fabricação de peças metálicas, como laminação, forjamento, estampagem e trefilação têm-se, entre a matéria-prima sólida e o produto semiacabado, além das etapas de fusão e solidificação, uma deformação plástica por tratamento mecânico. Outra vantagem do processo de fundição é que este permite a obtenção de peças com geometrias complexas, o que viabiliza maior liberdade de formas.


Atualmente, existem vários processos diferentes para se produzir peças fundidas, dentre eles têm-se a fundição por gravidade, por centrifugação, sob pressão e de precisão. Cada um se ajusta a determinadas exigências de qualidade, custo e tempo. Entretanto, o início do processo assemelha-se, que é a produção de um modelo ou de um molde. Esses modelos são usados para dar forma ao material fundido quando o molde utilizado é do tipo não permanente, normalmente esse molde é feito de areia. Já os modelos podem ser de madeira, plástico, isopor, metal ou mesmo de cera e podem ser aplicados produtos desmoldantes como o talco e o grafite, assim irá facilitar sua retirada de dentro do molde.



No vídeo abaixo, pode-se observar um exemplo de simulação de como funciona o processo de fundição por centrifugação. Nela as formas cilíndricas ou simétricas podem ser vazadas usando a força centrífuga num molde giratório, de modo a forçar o metal a entrar sob pressão para o interior deste.


Logo, pode-se observar que neste processo de fundição o canal de vazamento está normalmente localizado junto ao centro de rotação da peça. A força centrífuga gerada pela rotação faz com seja gerada uma pressão do metal líquido para as extremidades do molde.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page